[circle top="0" width="186" class="th" right="-110rem" stroke-width="4"]

Sander Arandia

Penso que o mundo
é muito grande pra
gente ficar em
um lugar só.

Com o sonho de morar em uma cidade grande e começar uma nova vida, Sander aproveitou a oportunidade da migração para estudar e evoluir em sua carreira

Sou da Bolívia e, lá, estudava e tinha um negócio de venda de lotes e casas. Mas sempre pensei em morar em uma cidade grande e começar uma vida nova. Primeiro, tentei ir à Europa, mas não consegui o visto. Outra alternativa foi São Paulo.

Cheguei ao Brasil já tem quase cinco anos, deixando meus pais e irmãos em minha cidade natal. O primeiro desafio foi me inserir nessa nova cultura, com um idioma diferente do meu, além de conhecer e aprender o funcionamento das coisas em um lugar totalmente novo. A procura por trabalho e cursos também foi algo desafiador.

No começo, comprei uma oficina de costura já montada. Com ela, eu me sustentava e ainda empregava três costureiros contratados da Bolívia, que ganhavam por peça finalizada. Mas isso durou apenas setes meses. Depois disso, fiz alguns cursos, sendo um de tecnólogo em finanças e outros sobre investimento, e até ganhei uma bolsa parcial para cursar administração.

Atualmente, trabalho na área financeira de um banco, na parte de microcréditos para pessoas físicas e jurídicas. Graças a Deus, nunca sofri nenhum tipo de preconceito e tenho uma relação muito boa com meus colegas de trabalho e amigos. Por ser uma metrópole, São Paulo tem um mercado laboral muito mais amplo, e é mais fácil encontrar cursos de formação e capacitação. Sem dúvidas, isso me ajudou.

Por agora, não tenho planos de voltar para a Bolívia. Penso em continuar no Brasil ou, ainda, viajar para a Europa. Não podemos esquecer que todas as grandes cidades do mundo foram construídas por estrangeiros e que, em algum momento, nossos ancestrais também foram migrantes. Os processos migratórios acontecem no mundo inteiro, o tempo todo. Penso que o mundo é muito grande pra gente ficar em um lugar só.

Fotos: Arquivo Pessoal
Compartilhar: